Loja Virtual

Assine a Newsletter

Fotos recentes

Videos Recentes

933 views - 1 comment
1076 views - 25 comments
940 views - 0 comments

No Facebook

Compartilhe no Facebook

Share on Facebook

Twitter

Programação Festa da Primavera no Aos Filhos da Terra

 

 

Festa da Primavera no Aos Filhos da Terra

O novo que chega renovando!

 

A chegada da Primavera nos presenteia com a possibilidade da RE-NOVA-AÇÃO e brinda-nos com a chegada do Novo! Isto só é realmente possível quando estamos “conscientes” do aqui e do agora e perceber o quanto somos parte da vida que nos cerca. Tudo está ligado entre si, tal qual a teia da vida; o que acontece em qualquer fio, influencia todos os demais.

Toda mudança de estação influencia diretamente os seres vivos. A luz, que chega neste momento da Natureza, dissipa os aspectos obscuros do cotidiano,  mediante a real permissão dada a esta energia propulsora e ofertada à vida humana.

É visível um entusiasmo natural da vida nos arrebatando e irradiando alegria, amor, consciência, doçura, cores e aromas.

Você sabe como cada virada de ciclo atua transformando sua Sagrada Vida?

É o momento ao qual somos chamados para ter clareza da qualidade e da verdade que nos move.

Verbo e ação caminham juntos em minha vida? Físico, emocional, mental e espiritual estão alinhados na minha forma de caminhar, sentir, expressar e ouvir?

Quando nos livramos de crenças parasitas e abrimos espaço para o novo, damos passagem consciente para este fluxo vital. Isto acontece independentemente das crenças religiosas, pois manifesta o real entendimento do simples.

 

Aos Filhos da Terra sabe, exercita e compartilha.

 

Este auspicioso momento é liberto e independe do acreditar humano. Ele se potencializa quando o único “ser” que se sente separado, retorna e se rende ao que em verdade somos. Somos Filhos da Terra. Isto evidencia: “Somos Todos Um. Unidos ao Sagrado, Unos com a Criação!”

 

Festejaremos com a arte sagrada, suas expressões artísticas e cerimônias. Uma comemoração aberta da chegada da Primavera – danças e cantos com maracá e tambores; Texugo Pehenawha (Fire Man), Temazcal (Tenda do Suor); Cerimônia de Roda de Cura (atividade gratuita); Torê com Wianã e índios da Tribo Kariri Xocó; Cerimônia de Medicina (planta); Bastão da Fala; Exposição de quadros do artista convidado Rodrigo Prieto Ecos; Re-lançamento da segunda edição do livro “Águia Dourada que Canta” com a presença da autora Marcia Simões, Feira de Artesanato Nativo e algumas surpresas para cada momento.

 

Aos Filhos da Terra preparou uma festa de três dias para celebrar este Sagrado Momento.

Teremos nossas comemorações e cerimônias habituais realizadas. Além de mais alguns presentes preparados, pensados e sentidos. Cada oportunidade pedida e buscada.

Programação:

Sexta feira - Dia 23

Às 20h30: Celebração da chegada da Primavera. Festa com meditações, orações, defumações de limpezas, bênçãos, canções e danças sagradas ao ritmo dos tambores, chocalhos e instrumentos que se apresentam.

Energia de troca: 35,00 (sopas, pães, tortas salgadas e cerimônias)

Às 23h00: Cerimônia de Temazcal de quatro rezos da Primavera com Sthan Xanniã e convidados.

Energia de troca: 120,00

Sábado – Dia 24

Às 11h00: Medicina da Palavra (para participantes das quatro estações)

Às 14h00: Re-conectando com o poder pessoal com Sthan Xanniã e convidados.

(Atividade gratuita)

Às 14h00: Vivência com Helder Caminhante: “Primavera: o desabrochar do Amor junto à Simplicidade”
Ferramentas: Tambores, medicina da palavra, mandala de flores.
Energia de troca: 43,00

16h00: Torê com Wianã e índios da Tribo Kariri Xocó, o poder e a energia de cura com danças, cantos e defumações.

Energia de troca: 35,00 (toda a renda vai para os Kariris)

Às 20h30: Cerimônia de Medicina (Planta Mestra). Despertando e Renovando dentro do novo, com Sthan Xannia e convidados especiais

Energia de troca: 320,00

Domingo - Dia 25

Às 11h00: Cerimônia do Bastão, o poder da palavra (atividade para os participantes das quatro estações) com Sthan Xanniã e convidados.

Às 14h00: Cerimônia de Roda de Cura com cantos com Sthan Xanniã e convidados.

(Atividade Gratuita)

Às 17h00: Palestra – O caminho do Xamã e a arte da cura nativa com Sthan Xanniã e convidados.

(Atividade Gratuita)

Às 18h30: Cerimônia de partilha e encerramento dos trabalhos com Sthan Xanniã e convidados.

(Atividade Gratuita)

Amigos (as)

Por gentileza e reciprocidade, compartilhem!

Durante três dias estarei compartilhando a minha arte sagrada e meu saber, junto com meus amigos e convidados.

Uma ótima oportunidade para quem busca aprender e praticar a arte e beleza deste Caminhar. Este é o intento desta disponibilidade.

Este é o convite! Esta é a celebração! Isto é sagrado!

 

 

Ensinamentos do Caminho Vermelho

Todos somos buscadores. Todos somos Caminhantes. 

Caminhantes estelares, seres em evolução passando pelo planeta Terra para aprender mais sobre o Amor, sobre as relações humanas, sobre o crescimento.

Nossa Mãe Terra tem muito a nos oferecer, muito a nos ensinar, muito a nos despertar. Cabe a nós saber escutar seus ensinamentos.  O Caminho Vermelho é um caminho espiritual deixado por nossos ancestrais que viviam suas vidas em comunhão com todos os seres deste planeta.

Um caminho que nos fala de verdade, liberdade, amor, respeito... a escutar as vozes dos animais, dos ventos, do fogo. É aprender a humildade de fazer parte de uma Teia da Vida, onde todos tem sua voz, sua sabedoria.

Neste website compartilho alguns ensinamentos para o aprendizado de qualquer buscador. Sinta-se à vontade nesta Roda de Cura virtual.

Helder de Andrade 

"Caminhante das Nuvens"  

 

As Quatro Direções Sagradas

 

 Leste - Espiritual

Associado ao Poder do Leste está a "Águia Dourada". O pássaro que voa mais alto, mais próximo do Céu.  O Céu para o nativo é o Reino do Espírito. A águia voa acima das nuvens negras da ignorância. É no Leste o Lugar de Iluminação, do Corpo Espiritual. É a habilidade de enxergar longe, adiante, em outros mundos.

É no Leste que nasce o Pai Sol, que é o símbolo da Divindade ou da espiritualidade. É a habilidade para ver a nossa essência, ou o espírito das coisas. No leste compreendemos melhor a natureza espiritual das coisas.

É o período da primavera, do renascimento. Neste período, os nativos realizam os ritos de passagem de meninos e meninas para a fase adulta.  A claridade e iluminação (atributos do Leste) eram invocadas. A morte da infância e o nascimento do adulto são marcados como um caminho a começar no Leste. Eles aprendem como deixar emoções negativas de infância e a desenvolver habilidade para responder responsavelmente.

Somos convidados, no Leste, para examinarmos nosso modo pessoal de ser, e nos decidirmos por qual sistema de crenças que nos serve. O principal poder do Leste é o de tomar decisões. Tomando decisões mudamos a nossa vida, dirigimos a nossa vida. Decidimos de que forma vamos usar as nossas energias.

É a Direção dos novos começos, novos interesses. O local da claridade, da luz espiritual, do masculino elevado nas asas da Águia Dourada. A direção da criatividade, da expansão da consciência, da imaginação, dos espíritos. O elemento é o fogo. No seu altar uma vela.

Quando precisamos de maior clareza em nossa vida, quando precisamos ser mais livres e criativos, quando não enxergamos alguns aspectos do nosso ser, quando ficamos por demais presos ao chão, quando sentimos necessidade de maior espiritualização, para canalizações sentamos no Leste.

  

Oeste - Mental

 A Direção Oeste é o lugar da introspecção, da escuta. Ensina sobre a cura e contém muitas lições que nos ajudam a resgatar fragmentos que vamos deixando, várias vezes, em nossas vidas.

 

No Oeste olhamos as dualidades da vida, nossos medos e nossos amores, nossas forças e fraquezas, divertimentos e mágoas.

Seu elemento é o Ar, os Ventos. O oeste é a mudança, a instabilidade, a desconstrução da mente. É o útero da Mãe-Terra, o lugar de morrer (onde o sol descansa), para renascer. Simboliza o Feminino Profundo. 

Para simbolizar o Oeste no seu altar coloque um incenso, ou ervas medicinais. 

 

 

Nós aprendemos como responder às necessidades do corpo, nos conscientizamos das auto-sabotagens e o lado sombrio de nossos comportamentos, corrigimos a velha forma de ser para ir a direção à cura. É onde adquirimos habilidades de cura. Onde curamos os vícios, velhas dores ou traumas.

O animal é o Urso Pardo. Ele é o mais forte de todos os ursos. Auto-suficiente, vive-se da sua própria força, cura-se a si próprio comendo ervas. O urso hiberna no inverno e prepara-se no outono para seu longo sono, comendo bem e armazenando força, então quando chega à primavera, está pronto para a renovação.

Então, ensina a nos recolhermos em nossas cavernas (introspecção) para digerirmos nossas idéias. 

O Oeste é o poder atrás da necessidade de preparação e resgate da atividade passada. É a direção para olhar para dentro e examinar ações passadas, aprender qual decisão será tomada, examinando as verdadeiras intenções. 

 

 

 

Sul - Emocional

 

A Direção Sul da Roda Medicinal é o lugar para retornar à inocência e adquirir fé, confiança. O lugar onde nossa fé é testada e provada, e o lugar onde podemos recapturar a maravilha de estarmos vivos, e que podemos ser como crianças.

É o Portal das Emoções e do Elemento Água. No pensamento nativo, assim como não podemos bloquear as águas de um rio, também não podemos bloquear as nossas emoções. Ou seja, deixar fluir. Representa também o Reino Vegetal.

O Espírito guardião da Direção Sul, conhecido também como Shawnodese, é o Coiote. O coiote significa muitas coisas para o nativo. Há quem diga que ele é traiçoeiro, é que ele assombra nossos sonhos, quando decidimos ser sérios demais, adultos demais, e sufocamos a nossa criança emocional. Há quem diga que ele é o embusteiro, uma espécie de palhaço sagrado, ou malicioso. Ele também é o símbolo da liberdade e do mistério.

A Direção Sul tem as dádivas da energia, adaptabilidade, maturidade, diversão e humor. A hora da direção Sul é de estudar relacionamentos, é a hora quando tudo em nosso mundo torna-se verdadeiramente possível, quando buscar por amor é definitivamente uma de nossas forças guias e onde somos capazes de dar e receber amor em muitos sentidos.

O poder da Direção Sul é misterioso, um poder de mudança, do crescimento. É a direção para explorar o amor, explorar os relacionamentos e explorar o mundo a sua volta, para explorar quem você é.

Para simbolizar a direção Sul no seu altar coloque um copo com água.

A Direção Sul é o local do coração, das emoções. É lá que chegamos, quando necessitamos curar nosso coração, quando necessitamos aprender como amar, quando precisamos aprender a deixar de lado tudo o que não é amor (ódio, medo, inveja, ciúme, raiva...)  Ele ensina também sobre sexualidade e sensualidade.

O corpo celestial da direção Sul é a Lua, que rege nosso corpo emocional, é a direção da fé. Quando não estamos equilibrados emocionalmente, quando sofremos por nossos sentimentos, quando duvidamos da nossa capacidade de dar e receber amor, quando falta fé no Criador e no Mundo a nossa volta, quando nos esquecemos de ser criança, quando não temos tempo para nos divertir, corremos para o Guardião da Direção Sul.

Dando continuidade ao estudo das quatro Direções, quero compartilhar o Norte.

 

Norte - Físico 

 A Direção Norte é o portal da Sabedoria, do Conhecimento, do Intelecto. Representa o Corpo Físico.

O conhecimento é aquele que pode ser transformado em sabedoria.

O Norte é associado com o inverno quando a Terra está sendo renovada, quando a Terra está se purificando.

É onde transformamos os acontecimentos de nossa vida em experiências de vida. O inverno nos força a ficar mais tempo dentro de nossas casas, dentro de nossas mentes, e nos preparar para um período de crescimento e desenvolvimento.

É o local da ressonância harmônica. O Espírito Guardião da Direção Norte é conhecido também como Waboose. O totem animal é o Búfalo Branco. No período do Inverno, o Búfalo Branco, solta uma grande quantidade de fumaça branca, simbolizando a fumaça do Cachimbo Sagrado, instrumento de preces e ação de graças. É através da fumaça do cachimbo que nossas preces chegam a Wakan Tanka. 

A terra é o elemento que rege esta direção. Representa também o Reino Animal, e a palavra animal abrangendo tudo o que é animado (quatro pernas, dois pernas, criaturas aladas, insetos, peixes...).

A Direção Norte nos oferece uma oportunidade para revermos tudo aquilo que aprendemos em nossa vida e aprendemos com quem e como compartilharmos essa sabedoria. Ela representa os buscadores de conhecimentos que nos oferecem novas visões da humanidade e também os sábios e anciões que serviram -nos de inspiração através dos tempos. Honramos nossos ancestrais no Norte.

No Norte, incorporamos os conhecimentos de Fonte Superior, para entender melhor a vida na Terra. É lá que aprendemos a respeitar o Sagrado Ponto de Vista dos Outros. Nós integramos nossas experiências em nossas palavras, pensamentos e ações.

O Norte é o local da paz, do silêncio. O lugar que aprendemos a escutar e a compreender. É a Direção da Honra.

O Corpo Celestial são as estrelas, que também representam os sábios de outros planetas, de outros sóis.

Todos poderão, por exemplo, sentar no Norte caso esteja em época de provas ou exames nos estudos. Ou, quando precisar dar aulas, ou palestras. Quando sente que algo em sua vida precisa ser harmonizado, ou agradecer simplesmente uma graça recebida. Quando quiser se conectar com ancestrais xamânicos e seres extraterrestres.

E, para quaisquer questões que envolvam raciocínio, intelecto, memória.

Em seu altar xamânico acenda um Cristal representando a direção Norte.

Quando necessitamos ser nutridos de energia física, quando estamos aéreos e necessitamos colocar nossos pés no chão, para pedir equilíbrio ecológico, alcançar metas pessoais, para conseguir silêncio interior e saúde física, para mudar de emprego ou trabalho, para descansar, digerir idéias, é no Norte que devemos sentar.

Cerimônia de Tenda do Suor

É uma tradição milenar usada por nossos antepassados com o objetivo de curar, limpar e purificar corpo e espírito. A cerimônia é dos primeiros e mais antigos ensinamentos que existem. Vem da origem. E a origem é no ventre de nossa Mãe Terra, numa das primeiras cerimônias que temos na hora de vir a tomar forma, a tomar força, de nos encontrarmos como os quatro elementos e direções, com o Criador, o Grande Espírito.

Representa o ventre da nossa Mãe Terra, de onde se é concebido, onde se é alimentado como semente para chegar a termos a unidade com todos os poderes do Universo. É das primeiras cerimônias entregues ao ser humano e está baseada na benção e purificação, através do líquido sagrado que é a água, através do calor da vida, do vento e do fogo. É uma cerimônia conhecida como a "Cabana das Pedras Anciãs". Usam-se pedras que se solidificaram, após receberem o calor nas entranhas da Mãe Terra e virem à superfície. É uma cerimônia do Fogo Sagrado, onde se relembra primeiro o calor guardado por estas pedras que já foram lava um dia.

ImagemEstas pedras são aquecidas e levadas pelo "homem fogo" a uma cabana que representa o umbigo da Mãe Terra. Ali são depositadas e é onde as pessoas se reúnem para as receber. Plantas aromáticas são utilizadas para agradecer e bendizer a vida. Estas plantas são depositadas sobre as pedras, onde liberam a sua essência ao serem aquecidas pelo calor, pelo fogo armazenado nestas pedras. Depois de terem a oportunidade de respirar este aroma, as portas são fechadas e todos juntos compartilham um mistério, uma escuridão, o interior, um momento de profundidade e de união com o Universo. Neste momento a água é depositada sobre as pedras. Aí começamos a nos dar conta de como o Poder se move, porque esta água que cai sobre as pedras, imediatamente nos é retornada de uma forma muito mais leve, em forma de vapor.

Nesta ocasião se manifestam e equilibram a medicina, o conhecimento, a sabedoria que podem ser aspiradas. A isto chamamos de "memória do primeiro alento", a memória do momento de quando fomos concebidos. É uma das cerimônias mais antigas, onde recebemos o conselho de nossos antepassados, de como foi que obtemos a vida que temos agora.

 

Benefícios Físicos

 


SISTEMA MUSCULARImagem

Permite o relaxamento do sistema muscular. Alivia contraturas musculares (encolhimento de um músculo), dores nas costas (desde os ombros até as cadeiras), dores nas articulações, tendões etc., graças aos efeitos da temperatura e dos aromas oleosos das plantas que são usadas.

 

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Através da alta temperatura e da ablução de água fresca e ervas aromáticas, consegue-se um aumento da circulação sanguínea. Os vasos sanguíneos se dilatam, facilitando a expulsão de toxinas do corpo, a eliminação de ácido úrico, colesterol etc. Esta movimentação no sistema circulatório ajuda também a corrigir problemas de varizes, úlceras varicosas, formigamento das mãos e pés, pressão alta etc.

 

SISTEMA IMUNOLÓGICO

Aumenta a produção de leucócitos (glóbulos brancos) do corpo. Tem-se observado que pessoas que tem experimentado uma série de Tendas e que padecem de doenças crônicas ou recorrentes, diminuem suas enfermidades, e, se adoecem, aumentam sua capacidade de recuperação.

 

SISTEMA ENDÓCRINO

Em uma Tenda uma pessoa pode eliminar as toxinas necessárias para depurar o seu corpo pelo suor: ácido úrico, problemas de pele, gorduras, impurezas da pele e minimização da artrite. Além disso, ao suar, melhora-se o funcionamento dos rins. Toda esta eliminação (gorduras, impurezas etc.) auxiliam num emagrecimento saudável.

 

SISTEMA NERVOSO

Durante a Tenda é produzido um efeito relaxante e estimulante do organismo, ajudando a tratar problemas tais como stress, insônia, tensão nervosa, etc. Além disso, atua a nível psicológico, permitindo uma melhor compreensão de suas questões emocionais e problemas pessoais.

 

Imagem

PELE

A pele atua como um mecanismo regulador da temperatura interna do organismo. Se a temperatura na Tenda supera, em alguns casos, os 50 C, no corpo existe um mecanismo de auto-regulação interna que não permite ultrapassar os 38 C. A pele é como um terceiro rim, através do qual se podem eliminar as toxinas acumuladas. O que acontece em muitos casos, principalmente nas pessoas que moram em ambientes poluídos é que os seus poros são obstruídos. Com a alta temperatura da tenda estes poros são reativados. A renovação da pele é estimulada, pois a descamação é favorecida. Além disso, é facilitada a formação do manto ácido, vital na proteção das infecções cutâneas.

 

APARELHO RESPIRATÓRIO

Banhos de vapor são largamente empregados no tratamento de gripes, bronquites, asmas, sinusites e rinites. Ao elevar-se a temperatura e combinar-se o vapor com o aroma das plantas medicinais, produz-se automaticamente uma desobstrução das vias respiratórias. É ativada também a sua irrigação de uma forma impressionante, chegando a 7 (sete) vezes das condições normais. Há um aumento do fluxo sanguíneo que somado à expansão dos pulmões e dos brônquios facilita a expulsão das toxinas acumuladas. 

 

Uma Experiência - White Goose

 


"...você me pede para falar sobre minha primeira experiência numa Tenda do Suor.Imagem

Como você descreveria o seu nascimento?

Como é o momento em que o Grande Espírito respira pela primeira vez através da sua respiração?

Como é a sensação de ouvir pela primeira vez o bater do coração da Mãe Terra, através do seu coração?

Qual o sentimento que toma conta do seu corpo quando pela primeira vez você sente o aroma das flores do campo?

Qual a sua emoção ao vislumbrar o brilho das estrelas numa noite escura?

Por que você quer saber das minhas sensações? Viva as suas!

Você é capaz de sentir por si mesmo! O Grande Espírito lhe concedeu esta maravilha sensorial que é o seu corpo. Viva-o!

Qualquer coisa que eu lhe diga sobre as minhas experiências não será verdade.

A verdade está naquele exato momento da experiência, como está agora, neste exato momento em que você me ouve e neste exato momento em que o vapor que sobe das avozinhas pedras encontra a sua pele.

Como você descreveria este sentimento de estar voltando para casa, aqui, no útero da Mãe Terra?

Como descreveria a sensação de nascer novamente ao sair para fora da tenda?

Qualquer tentativa que você faça para descrever este momento de sua vida para outra pessoa, será tempo perdido.

Somente você o vive. Ninguém mais. Use sua curiosidade para encontrar-se com você mesmo, meu querido irmão. Descubra quem era você antes de seus pais nascerem. É um bom começo..." White Goose 

Cerimônia de Tenda do Suor

É uma tradição milenar usada por nossos antepassados com o objetivo de curar, limpar e purificar corpo e espírito. A cerimônia é dos primeiros e mais antigos ensinamentos que existem. Vem da origem. E a origem é no ventre de nossa Mãe Terra, numa das primeiras cerimônias que temos na hora de vir a tomar forma, a tomar força, de nos encontrarmos como os quatro elementos e direções, com o Criador, o Grande Espírito.

Representa o ventre da nossa Mãe Terra, de onde se é concebido, onde se é alimentado como semente para chegar a termos a unidade com todos os poderes do Universo. É das primeiras cerimônias entregues ao ser humano e está baseada na benção e purificação, através do líquido sagrado que é a água, através do calor da vida, do vento e do fogo. É uma cerimônia conhecida como a "Cabana das Pedras Anciãs". Usam-se pedras que se solidificaram, após receberem o calor nas entranhas da Mãe Terra e virem à superfície. É uma cerimônia do Fogo Sagrado, onde se relembra primeiro o calor guardado por estas pedras que já foram lava um dia.

ImagemEstas pedras são aquecidas e levadas pelo "homem fogo" a uma cabana que representa o umbigo da Mãe Terra. Ali são depositadas e é onde as pessoas se reúnem para as receber. Plantas aromáticas são utilizadas para agradecer e bendizer a vida. Estas plantas são depositadas sobre as pedras, onde liberam a sua essência ao serem aquecidas pelo calor, pelo fogo armazenado nestas pedras. Depois de terem a oportunidade de respirar este aroma, as portas são fechadas e todos juntos compartilham um mistério, uma escuridão, o interior, um momento de profundidade e de união com o Universo. Neste momento a água é depositada sobre as pedras. Aí começamos a nos dar conta de como o Poder se move, porque esta água que cai sobre as pedras, imediatamente nos é retornada de uma forma muito mais leve, em forma de vapor.

Nesta ocasião se manifestam e equilibram a medicina, o conhecimento, a sabedoria que podem ser aspiradas. A isto chamamos de "memória do primeiro alento", a memória do momento de quando fomos concebidos. É uma das cerimônias mais antigas, onde recebemos o conselho de nossos antepassados, de como foi que obtemos a vida que temos agora.

 

Benefícios Físicos

 


SISTEMA MUSCULARImagem

Permite o relaxamento do sistema muscular. Alivia contraturas musculares (encolhimento de um músculo), dores nas costas (desde os ombros até as cadeiras), dores nas articulações, tendões etc., graças aos efeitos da temperatura e dos aromas oleosos das plantas que são usadas.

 

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Através da alta temperatura e da ablução de água fresca e ervas aromáticas, consegue-se um aumento da circulação sanguínea. Os vasos sanguíneos se dilatam, facilitando a expulsão de toxinas do corpo, a eliminação de ácido úrico, colesterol etc. Esta movimentação no sistema circulatório ajuda também a corrigir problemas de varizes, úlceras varicosas, formigamento das mãos e pés, pressão alta etc.

 

SISTEMA IMUNOLÓGICO

Aumenta a produção de leucócitos (glóbulos brancos) do corpo. Tem-se observado que pessoas que tem experimentado uma série de Tendas e que padecem de doenças crônicas ou recorrentes, diminuem suas enfermidades, e, se adoecem, aumentam sua capacidade de recuperação.

 

SISTEMA ENDÓCRINO

Em uma Tenda uma pessoa pode eliminar as toxinas necessárias para depurar o seu corpo pelo suor: ácido úrico, problemas de pele, gorduras, impurezas da pele e minimização da artrite. Além disso, ao suar, melhora-se o funcionamento dos rins. Toda esta eliminação (gorduras, impurezas etc.) auxiliam num emagrecimento saudável.

 

SISTEMA NERVOSO

Durante a Tenda é produzido um efeito relaxante e estimulante do organismo, ajudando a tratar problemas tais como stress, insônia, tensão nervosa, etc. Além disso, atua a nível psicológico, permitindo uma melhor compreensão de suas questões emocionais e problemas pessoais.

 

Imagem

PELE

A pele atua como um mecanismo regulador da temperatura interna do organismo. Se a temperatura na Tenda supera, em alguns casos, os 50 C, no corpo existe um mecanismo de auto-regulação interna que não permite ultrapassar os 38 C. A pele é como um terceiro rim, através do qual se podem eliminar as toxinas acumuladas. O que acontece em muitos casos, principalmente nas pessoas que moram em ambientes poluídos é que os seus poros são obstruídos. Com a alta temperatura da tenda estes poros são reativados. A renovação da pele é estimulada, pois a descamação é favorecida. Além disso, é facilitada a formação do manto ácido, vital na proteção das infecções cutâneas.

 

APARELHO RESPIRATÓRIO

Banhos de vapor são largamente empregados no tratamento de gripes, bronquites, asmas, sinusites e rinites. Ao elevar-se a temperatura e combinar-se o vapor com o aroma das plantas medicinais, produz-se automaticamente uma desobstrução das vias respiratórias. É ativada também a sua irrigação de uma forma impressionante, chegando a 7 (sete) vezes das condições normais. Há um aumento do fluxo sanguíneo que somado à expansão dos pulmões e dos brônquios facilita a expulsão das toxinas acumuladas. 

 

Uma Experiência - White Goose

 


"...você me pede para falar sobre minha primeira experiência numa Tenda do Suor.Imagem

Como você descreveria o seu nascimento?

Como é o momento em que o Grande Espírito respira pela primeira vez através da sua respiração?

Como é a sensação de ouvir pela primeira vez o bater do coração da Mãe Terra, através do seu coração?

Qual o sentimento que toma conta do seu corpo quando pela primeira vez você sente o aroma das flores do campo?

Qual a sua emoção ao vislumbrar o brilho das estrelas numa noite escura?

Por que você quer saber das minhas sensações? Viva as suas!

Você é capaz de sentir por si mesmo! O Grande Espírito lhe concedeu esta maravilha sensorial que é o seu corpo. Viva-o!

Qualquer coisa que eu lhe diga sobre as minhas experiências não será verdade.

A verdade está naquele exato momento da experiência, como está agora, neste exato momento em que você me ouve e neste exato momento em que o vapor que sobe das avozinhas pedras encontra a sua pele.

Como você descreveria este sentimento de estar voltando para casa, aqui, no útero da Mãe Terra?

Como descreveria a sensação de nascer novamente ao sair para fora da tenda?

Qualquer tentativa que você faça para descrever este momento de sua vida para outra pessoa, será tempo perdido.

Somente você o vive. Ninguém mais. Use sua curiosidade para encontrar-se com você mesmo, meu querido irmão. Descubra quem era você antes de seus pais nascerem. É um bom começo..." White Goose 

Cerimônia de Inipi, Temazcal ou Tenda do Suor

Cerimônia de Tenda do Suor

É uma tradição milenar usada por nossos antepassados com o objetivo de curar, limpar e purificar corpo e espírito. A cerimônia é dos primeiros e mais antigos ensinamentos que existem. Vem da origem. E a origem é no ventre de nossa Mãe Terra, numa das primeiras cerimônias que temos na hora de vir a tomar forma, a tomar força, de nos encontrarmos como os quatro elementos e direções, com o Criador, o Grande Espírito.

Representa o ventre da nossa Mãe Terra, de onde se é concebido, onde se é alimentado como semente para chegar a termos a unidade com todos os poderes do Universo. É das primeiras cerimônias entregues ao ser humano e está baseada na benção e purificação, através do líquido sagrado que é a água, através do calor da vida, do vento e do fogo. É uma cerimônia conhecida como a "Cabana das Pedras Anciãs". Usam-se pedras que se solidificaram, após receberem o calor nas entranhas da Mãe Terra e virem à superfície. É uma cerimônia do Fogo Sagrado, onde se relembra primeiro o calor guardado por estas pedras que já foram lava um dia.

Imagem

Estas pedras são aquecidas e levadas pelo "homem fogo" a uma cabana que representa o umbigo da Mãe Terra. Ali são depositadas e é onde as pessoas se reúnem para as receber. Plantas aromáticas são utilizadas para agradecer e bendizer a vida. Estas plantas são depositadas sobre as pedras, onde liberam a sua essência ao serem aquecidas pelo calor, pelo fogo armazenado nestas pedras. Depois de terem a oportunidade de respirar este aroma, as portas são fechadas e todos juntos compartilham um mistério, uma escuridão, o interior, um momento de profundidade e de união com o Universo. Neste momento a água é depositada sobre as pedras. Aí começamos a nos dar conta de como o Poder se move, porque esta água que cai sobre as pedras, imediatamente nos é retornada de uma forma muito mais leve, em forma de vapor.

Nesta ocasião se manifestam e equilibram a medicina, o conhecimento, a sabedoria que podem ser aspiradas. A isto chamamos de "memória do primeiro alento", a memória do momento de quando fomos concebidos. É uma das cerimônias mais antigas, onde recebemos o conselho de nossos antepassados, de como foi que obtemos a vida que temos agora.

 

Benefícios Físicos

 


SISTEMA MUSCULARImagem

Permite o relaxamento do sistema muscular. Alivia contraturas musculares (encolhimento de um músculo), dores nas costas (desde os ombros até as cadeiras), dores nas articulações, tendões etc., graças aos efeitos da temperatura e dos aromas oleosos das plantas que são usadas.

 

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Através da alta temperatura e da ablução de água fresca e ervas aromáticas, consegue-se um aumento da circulação sanguínea. Os vasos sanguíneos se dilatam, facilitando a expulsão de toxinas do corpo, a eliminação de ácido úrico, colesterol etc. Esta movimentação no sistema circulatório ajuda também a corrigir problemas de varizes, úlceras varicosas, formigamento das mãos e pés, pressão alta etc.

 

SISTEMA IMUNOLÓGICO

Aumenta a produção de leucócitos (glóbulos brancos) do corpo. Tem-se observado que pessoas que tem experimentado uma série de Tendas e que padecem de doenças crônicas ou recorrentes, diminuem suas enfermidades, e, se adoecem, aumentam sua capacidade de recuperação.

 

SISTEMA ENDÓCRINO

Em uma Tenda uma pessoa pode eliminar as toxinas necessárias para depurar o seu corpo pelo suor: ácido úrico, problemas de pele, gorduras, impurezas da pele e minimização da artrite. Além disso, ao suar, melhora-se o funcionamento dos rins. Toda esta eliminação (gorduras, impurezas etc.) auxiliam num emagrecimento saudável.

 

SISTEMA NERVOSO

Durante a Tenda é produzido um efeito relaxante e estimulante do organismo, ajudando a tratar problemas tais como stress, insônia, tensão nervosa, etc. Além disso, atua a nível psicológico, permitindo uma melhor compreensão de suas questões emocionais e problemas pessoais.

 

Imagem

PELE

A pele atua como um mecanismo regulador da temperatura interna do organismo. Se a temperatura na Tenda supera, em alguns casos, os 50 C, no corpo existe um mecanismo de auto-regulação interna que não permite ultrapassar os 38 C. A pele é como um terceiro rim, através do qual se podem eliminar as toxinas acumuladas. O que acontece em muitos casos, principalmente nas pessoas que moram em ambientes poluídos é que os seus poros são obstruídos. Com a alta temperatura da tenda estes poros são reativados. A renovação da pele é estimulada, pois a descamação é favorecida. Além disso, é facilitada a formação do manto ácido, vital na proteção das infecções cutâneas.

 

APARELHO RESPIRATÓRIO

Banhos de vapor são largamente empregados no tratamento de gripes, bronquites, asmas, sinusites e rinites. Ao elevar-se a temperatura e combinar-se o vapor com o aroma das plantas medicinais, produz-se automaticamente uma desobstrução das vias respiratórias. É ativada também a sua irrigação de uma forma impressionante, chegando a 7 (sete) vezes das condições normais. Há um aumento do fluxo sanguíneo que somado à expansão dos pulmões e dos brônquios facilita a expulsão das toxinas acumuladas. 

 

Uma Experiência - White Goose

 


"...você me pede para falar sobre minha primeira experiência numa Tenda do Suor.Imagem

Como você descreveria o seu nascimento?

Como é o momento em que o Grande Espírito respira pela primeira vez através da sua respiração?

Como é a sensação de ouvir pela primeira vez o bater do coração da Mãe Terra, através do seu coração?

Qual o sentimento que toma conta do seu corpo quando pela primeira vez você sente o aroma das flores do campo?

Qual a sua emoção ao vislumbrar o brilho das estrelas numa noite escura?

Por que você quer saber das minhas sensações? Viva as suas!

Você é capaz de sentir por si mesmo! O Grande Espírito lhe concedeu esta maravilha sensorial que é o seu corpo. Viva-o!

Qualquer coisa que eu lhe diga sobre as minhas experiências não será verdade.

A verdade está naquele exato momento da experiência, como está agora, neste exato momento em que você me ouve e neste exato momento em que o vapor que sobe das avozinhas pedras encontra a sua pele.

Como você descreveria este sentimento de estar voltando para casa, aqui, no útero da Mãe Terra?

Como descreveria a sensação de nascer novamente ao sair para fora da tenda?

Qualquer tentativa que você faça para descrever este momento de sua vida para outra pessoa, será tempo perdido.

Somente você o vive. Ninguém mais. Use sua curiosidade para encontrar-se com você mesmo, meu querido irmão. Descubra quem era você antes de seus pais nascerem. É um bom começo..." White Goose